Notícias

Greve de operários tercerizados pode retardar obras do Comperj

O São Gonçalo - 01/10/2009

As obras da subestação de energia, projetada para atender a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), foram paralisadas nesta quinta-feira. Cerca de 150 operários resolveram cruzar os braços depois de constatarem irregularidades em seus salários.
Na luta pelo piso de R$ 662,20, os funcionários da empresa Santa Rita (terceirizada da Lecnor) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.
Instalada entre Itaboraí e Tanguá, a obra é considerada pesada pela construção civil e, por isso, deve pagar salário diferenciado. Alegando desconhecer tal diferenciação, a empreiteira ofereceu aos trabalhadores o mínimo de R$ 521,10.
Com a paralisação, as obras do Comperj podem ser comprometidas, já que a subestação deve ficar pronta para, então, fornecer energia para as obras do complexo petroquímico.
“Em pleno século 21 é inaceitável que empresas explorem o trabalhador”, protestou Manoel Vaz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de São Gonçalo, Itaboraí e região (Sinticom).
Manoel afirmou que o movimento grevista é autêntico, uma vez que todas as exigências legais foram cumpridas, Ele prometeu levar ao Ministério Público qualquer tipo de retaliação que os trabalhadores venham a sofrer.
“Recebemos informações de que a Santa Rita estaria ameaçando cortar o ponto dos trabalhadores. Não vamos tolerar isso”. afirmou o líder sindical.
Durante a reunião, também foram feitas denúncias contra a Loppes Empreiteira, terceirizada da Santa Rita.
Segundo trabalhadores, a empresa estaria contratando por tempo determinado. O que é ilegal, já que ao ser demitido o funcionário não recebe seus direitos.
  



veja mais notícias

Busca

Termos + buscados

saúde educação Agenda Fórum oliver impactos ambientais labruna Petrobras Lula estrutura implantação complexo conleste cursos crise

Enquete

Qual a sua opinião sobre o portal?

  • Excelente
  • Bom
  • Regular

© 2009 Todos os Direitos Reservados ao Forum Comperj

Spectranet Consultoria